5 dicas para melhorar o atendimento de sua revenda de veículos via WhatsApp

O WhatsApp já é utilizado por mais de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo. Com a facilidade de contato, muitos consumidores preferem conversar com o vendedor através do aplicativo. Algumas empresas, inclusive, já escolheram vender seus produtos exclusivamente através do aplicativo. Veja 5 dicas de como melhorar o atendimento no WhatsApp para não ficar de fora:

1. Seja profissional

Seu perfil no WhatsApp será uma extensão de seu atendimento ao vivo. Por isso, algumas regras do setor de venda continuam valendo por aqui: lembre-se de dar bom dia ou boa tarde ao cliente antes de iniciar a conversa e também termine a conversa de forma cordial, agradecendo a atenção do consumidor.

Lembre-se: o cliente quer saber do seu produto, e não da sua vida. Por isso tenha um perfil no WhatsApp separado apenas para contatos profissionais. Recomenda-se utilizar um número de telefone da empresa. O perfil do vendedor deve ser utilizado apenas para interações pessoais.

2. Horário de atendimento

Apesar de parecer mais informal, o contato via WhatsApp também deve ser feito em determinados horários. O cliente não ficará contente em receber mensagens durante a madrugada, por exemplo.

Além disso, o tiro pode sair pela culatra. O cliente pode ler a mensagem às 22 horas e decidir responder apenas no dia seguinte. Se ele esquecer de fazer o contato com o vendedor, a compra pode ser simplesmente perdida. Procure entrar em contato em período comercial, das 6 horas às 20 horas, por exemplo.

3. Português correto traz segurança ao negócio

O tratamento com o cliente via WhatApp deve ser feito de forma mais pessoal e descontraída, uma vez que mensagens impessoais ou até mesmo robotizadas podem ser indesejadas pelo consumidor. Isso não quer dizer, no entanto, que o português não deva ser utilizado da maneira correta. Cuidado com o famoso corretor, que pode dar um novo sentido à frase e te deixar em uma situação constrangedora. Sempre revise o texto antes de apertar o “enviar”.

4. Foto de perfil

A foto de seu perfil deve transmitir profissionalismo. Escolha a logo da empresa ou algo que simbolize bem seu negócio. No caso de revendas de veículos, use a foto de um carro, por exemplo. O perfil profissional do WhatsApp deve servir apenas para isso. Fotos pessoais, como você bebendo com seus amigos, deve ser utilizada apenas em seu próprio WhatsApp.

5. Economize nas mensagens

Tente sempre juntar as mensagens e enviar um texto só. Isso evita que o cliente fique insatisfeito com o celular apitando várias vezes, sem parar, porque você enviou várias mensagens para dizer apenas uma coisa.

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